sábado, 16 de junho de 2012

Mais de 380 estudantes recebem certificado PROERD



Na sexta-feira aconteceu a formatura do PROERD que envolveu mais de 380 estudantes de escolas da Rede Pública Municipal e particular. O comando da Polícia Militar de Toledo e de Palotina esteve presente, além de diversas autoridades. Também participaram pais, professores e diretores de escolas. O mascote do programa, que é um leão, também esteve presente e fez a festa. O policial Dulcival, instrutor do PROERD, agradeceu as crianças pelo envolvimento no programa que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Visita à escola

Recentemente a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, esteve visitando a Escola Jean Piaget e conferindo melhorias na estrutura. Professores, alunos, funcionários, juntamente com a direção e a comunidade, estão sempre empenhados e tornar a escola um ambiente agradável. Parabéns.
 

domingo, 3 de junho de 2012

Administração entrega obras de reformas no ginásio de São Camilo


Com recursos próprios dos cofres públicos, a atual administração municipal de Palotina realizou uma reforma no ginásio de esportes do distrito de São Camilo. Na ordem de R$ 16 mil as reformas contemplaram pintura da quadra, arquibancadas, melhorias nas redes de proteção e nas portas. Na noite de 17 de maio, aconteceu a cerimônia de entrega das melhorias. Fazendo uso da palavra, o ex-secretário de Esportes atual vereador, Antoninho Luiz Chechi fez questão de agradecer a parceria com a secretaria de Educação e Cultura ao ex-subprefeito de São Camilo Enio Moesch que teve atuação decisiva para que as obras de melhorias fossem realizadas. "Não podemos deixar de agradecer a enaltecer o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, o vice-prefeito Juarez Pastore que sempre tem dado condições para que a equipe da administração possa realizar os trabalhos que a comunidade necessita. Hoje estamos felizes em poder entregar a comunidade de São Camilo, este local totalmente reformada em plena condições oferecendo conforto e segurança para a pratica de esportes", ressaltou Chechi.
Ao usar a palavra o prefeito Luiz Ernesto fez questão de lembra que a última reforma feita no ginásio de esportes de São Camilo aconteceu em 2002 na sua segunda gestão como prefeito de Palotina. Para ele, dar condições, principalmente aos jovens, de ter um local adequado para a pratica de esportes é de sua importância para que cada vez mais tenhamos cidadãos conhecedores dos seus direitos e deveres. "Correr atrás de um objetivo, trabalhar em equipe, saber lidar com vitórias e derrotas, trabalhar a ética e o companheirismo são alguns dos valores aprendidos no esporte que ao meu ver, são essenciais no ambiente social e profissional", destaca o prefeito.

Luiz Ernesto também ressaltou aos presentes que a administração municipal tem um carinho todo especial pela comunidade do distrito de São Camilo enumerando várias ações realizadas pela administração durante os últimos três anos e seis meses. O prefeito também citou o nome do ex-subprefeito Enio Moesch que sempre esteve atendo as reivindicações dos moradores do Distrito. O prefeito ressaltou a realização de obras como a pavimentação asfáltica, melhorias no posto de Saúde e Subprefeitura, implantação de uma empresa de confecção e costura gerando emprego e renda as famílias, melhorias nas estradas rurais, melhorias na Escola e a construção do Barracão de Geração de Emprego e Renda. Antes de finalizar o seu discurso, o prefeito anunciou que nos próximos dias deve começar obra de construção de uma nova unidade de Saúde no distrito de São Camilo. "Os recursos estão garantidos, a empresa já foi licitada e nos próximos dias deve dar início  mais essa obra em nosso município", afirma o prefeito ao mencionar que a unidade a ser construída em São Camilo será igual a obra realizada recentemente no bairro Pioneiro.

Escolas municipais de Palotina passam a contar com mesas alfabetizadoras


O município de Palotina está disponibilizando mais uma importante ferramenta para auxiliar na educação das crianças vinculadas à Rede Municipal de Ensino. Depois de inovar com a aquisição da Lousa Digital, disponibilizada para todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu mesas alfabetizadoras que também estarão à disposição dos professores. Durante esta semana foi realizada uma capacitação para os profissionais da área de educação que vão utilizar o equipamento que inicialmente serão disponibilizados para as salas de apoio das escolas, mas que poderá ser utilizado para as atividades do dia-a-dia da educação. A capacitação envolveu professores das salas de apoio, de informática e equipe pedagógica.

A tecnologia será disponibilizada para as nove escolas municipais e também para o Cemic de Palotina. A secretária de Educação, Judith Sendtko, destaca que a capacitação é importante porque se trata de uma tecnologia nova. Ela ressalta o fato de Palotina sair na frente ao buscar introduzir a ferramenta no processo de ensino, a exemplo da lousa digital. “Estes recursos tecnológicos visam melhorar ainda mais a educação em nosso município. Nossos professores já realizam um trabalho importante, sempre inovando na forma de educar. Com os recursos da tecnologia vamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho”, destaca a secretária.

Como funciona - As mesas educacionais Alfabeto fazem da tecnologia o instrumento perfeito para aquisição de novos conhecimentos. Em um módulo eletrônico, encaixando blocos coloridos, de forma lúdica e inovadora, o aluno aprende brincando conceitos e habilidades fundamentais de Língua Portuguesa e Matemática. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados descobrir acentos e interpretar textos.
O uso de materiais concretos, animações, vídeos e recursos sonoros favorece a criação de um ambiente criativo e estimulante, o que aumenta a efetividade da aprendizagem. Podem ser usadas por até seis alunos ao mesmo tempo e incentivam valores como colaboração, espírito de equipe e troca de conhecimentos, além de favorecer a socialização e o desenvolvimento de atividades em grupo.