domingo, 3 de junho de 2012

Escolas municipais de Palotina passam a contar com mesas alfabetizadoras


O município de Palotina está disponibilizando mais uma importante ferramenta para auxiliar na educação das crianças vinculadas à Rede Municipal de Ensino. Depois de inovar com a aquisição da Lousa Digital, disponibilizada para todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu mesas alfabetizadoras que também estarão à disposição dos professores. Durante esta semana foi realizada uma capacitação para os profissionais da área de educação que vão utilizar o equipamento que inicialmente serão disponibilizados para as salas de apoio das escolas, mas que poderá ser utilizado para as atividades do dia-a-dia da educação. A capacitação envolveu professores das salas de apoio, de informática e equipe pedagógica.

A tecnologia será disponibilizada para as nove escolas municipais e também para o Cemic de Palotina. A secretária de Educação, Judith Sendtko, destaca que a capacitação é importante porque se trata de uma tecnologia nova. Ela ressalta o fato de Palotina sair na frente ao buscar introduzir a ferramenta no processo de ensino, a exemplo da lousa digital. “Estes recursos tecnológicos visam melhorar ainda mais a educação em nosso município. Nossos professores já realizam um trabalho importante, sempre inovando na forma de educar. Com os recursos da tecnologia vamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho”, destaca a secretária.

Como funciona - As mesas educacionais Alfabeto fazem da tecnologia o instrumento perfeito para aquisição de novos conhecimentos. Em um módulo eletrônico, encaixando blocos coloridos, de forma lúdica e inovadora, o aluno aprende brincando conceitos e habilidades fundamentais de Língua Portuguesa e Matemática. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados descobrir acentos e interpretar textos.
O uso de materiais concretos, animações, vídeos e recursos sonoros favorece a criação de um ambiente criativo e estimulante, o que aumenta a efetividade da aprendizagem. Podem ser usadas por até seis alunos ao mesmo tempo e incentivam valores como colaboração, espírito de equipe e troca de conhecimentos, além de favorecer a socialização e o desenvolvimento de atividades em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário